Araxá Esporte continua punido pela FMF e Arachá Sports ainda trabalha para regularizar papelada e viabilizar filiação na FMF 445h6m

Palco de noites e tardes empolgantes com o futebol profissional, Estádio Fausto Alvim viverá um 2025 sem futebol profissional. Foto Arquivo Jornal Araxá

Agora é Oficial… Araxá não terá nenhum representante no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão na atual temporada. Esta semana, a direção do Arachá Sports através de seu presidente Rubens José Leite comunicou oficialmente que o clube estará fora da competição promovida pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

A ausência das equipes locais se deve a duas situações distintas que impactaram diretamente a participação no torneio. O tradicional Araxá Esporte Clube, carinhosamente apelidado pela torcida como ‘Ganso’, que já foi um dos ícones do futebol araxaense, não poderá participar da competição devido a uma punição imposta pela Federação Mineira de Futebol. O clube foi penalizado por se inscrever na edição de 2024 e, na sequência desistir da disputa alegando problemas, o que resultou em sanções que inviabilizaram sua participação em 2025. Mesmo com a nova SAF, o time terá que cumprir a punição nesta temporada, além de pagar a multa imposta pela FMF.

O recém-criado Arachá Sports era a aposta do torcedor araxaense de ter futebol profissional no segundo semestre. Apesar da empolgação gerada pela formação de uma nova equipe na cidade, o clube não conseguiu executar em tempo hábil o registro na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais para fins de obtenção do CNPJ e, consequentemente, efetivar sua filiação na FMF.

Na nota, o presidente informa que o processo de criação da SAF é complexo e exige inúmeras situações, documentos e procedimentos até que possa ser criado CNPJ da empresa perante a Junta Comercial. Ele cita que para participar do campeonato com chances reais de classificação para o Módulo I requer um grande planejamento. “Creio também que precisamos ter uma estrutura mínima para o desenvolvimento da prática esportiva profissional, bem como para atendermos aos nossos torcedores. Assim, o tempo que nos resta para a participação na Arbitral do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão se tornou exíguo e, ainda que estejamos empenhando todos os nossos esforços, não será possível realizar tudo que se faz necessário para que possamos competir”.

Não quero que o projeto do time profissional trilhe o caminho do insucesso, continua o dirigente, “como outros clubes espalhados pelo País. Por isso, buscamos ser diferentes para alcançarmos nossos objetivos, tornarmos grandes e representar muito bem a nossa cidade e os nossos torcedores. Para que isso aconteça, porém, é necessário se dar um o atrás, para que possamos dar vários os à frente no próximo ano. Permaneço firme no propósito de proporcionar a cidade de Araxá, um time de futebol de qualidade, para tanto optamos por investir em planejamento e na estruturação do clube antes de iniciar a participação no campeonato”, arrematou.

O documento assinado pelo presidente é datado de 14 de maio de 2025.

Comentários estão encerrados